top of page

Quebrando a rotina do cativeiro

  • Foto do escritor: Bioconservation
    Bioconservation
  • 22 de jan. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 22 de abr. de 2024

Animais em cativeiro que não apresentam comportamento natural podem estar sofrendo com a inadequação do recinto. Quando livres na natureza, podem percorrer grandes distâncias para se alimentar, em busca de abrigo e parceiros sexuais, etc.


Em geral, quando em cativeiro, os animais podem apresentar comportamentos anormais que não nada agradáveis de se ver. Peça fundamental para reverter esse processo são as técnicas aplicadas em Enriquecimento Ambiental. O Enriquecimento Ambiental objetiva fazer com que os animais possam dedicar mais tempo em seus comportamentos naturais, como vigilância e demarcação de território, captura de presas e brincadeiras.


Recintos que não permitam ao animal a expressão de comportamentos específicos (e.g. fuga), pode apresentar agressividade, hipersexualidade, auto-mutilação, movimentos

estereotipados, ou desenvolver quadros depressivos que dependendo da gravidade pode até levar a morte.


Para isso, existem diversos tipos de enriquecimento que iremos apresentar em nosso curso de Técnicas de Manejo de Animais Silvestres; curso que dedicaremos inteiramente a ensinar a adequação de recintos inclusive com aplicação de técnicas de estímulos de enriquecimento ambiental.


Para tanto, para que as técnicas utilizadas sejam eficientes é necessário conhecer bem o comportamento dos animais a fim de criar melhores condições para sua manutenção em cativeiro.

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가

Telefone: (21) 99389-4534

580b57fcd9996e24bc43c543.png

copyright© 2019 Bioconservation. Todos os direitos reservados.  CNPJ: 21.989.661/0001-61

nome png.png
sorocaps_100_brasileira.png
Centro de Treinamento Especializado em Educação Ambiental, Manejo, Resgate e Monitoramento de Animais Silvestres

Educação superior biologia e veterinária | Bioconservation | Brasil cursos ambientais cursos livres guias turísticos Resgate de Fauna

bottom of page