Canídeos como polinizadores? A busca por néctar pelos lobos-etíopes
- Bioconservation
- 3 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Um novo estudo atribuiu aos Lobos-etíopes (Canis simensis) um papel até então desconhecido para a espécie. Eles foram registrados consumindo o néctar de uma flor nativa, acumulando pólen em seus focinhos enquanto se alimentavam lambendo a inflorescência da planta. De acordo com o artigo publicada na revista Ecology, esse comportamento pode fazer deles os primeiros mamíferos pertencentes a Ordem Carnivora conhecidos a desempenhar o papel de polinizadores. Essa espécie é considerada o canídeo selvagem mais raro do planeta e enfrenta um alto risco de extinção, com uma população estimada em menos de 500 indivíduos em toda a África.
O termo utilizado para esse tipo de polinização por mamíferos não voadores é terofilia. Mamíferos que atuam como polinizadores geralmente são de pequeno a médio porte e, muitas vezes, possuem hábitos arborícolas. No entanto, mamíferos carnívoros que consomem néctar são extremamente raros, representando apenas quatro das 343 espécies de mamíferos reconhecidas como polinizadores potenciais em uma revisão publicada em 2015.

O artigo relata a visitação às inflorescências do atiçador vermelho etíope (Kniphofia foliosa) por um grande carnívoro, o lobo etíope (Canis simensis), nas Montanhas Bale do sul da Etiópia. Lobos foram observados forrageando por néctar em flores de K. foliosa, que depositaram uma quantidade relativamente grande de pólen em seus focinhos, sugerindo que eles poderiam contribuir para a polinização.
Além desse registro importantíssimo, o que está em jogo aqui é interação animal-planta que pode futuramente deixar de existir caso Os lobos-etíopes (Canis simensis) deixem de existir. Não posso deixar de citar aqui as palavras de Daniel Janzen: “O que escapa aos olhos é uma forma muito mais perigosa de extinção - a extinção das interações ecológicas”.
E aí? Gostou desse artigo? Comente, compartilhe e deixe o like. Até a próxima!
Biólogo Rafael C. Moura
Ref. Canids as pollinators? Nectar foraging by Ethiopian wolves may contribute to the pollination of Kniphofia foliosa. Sandra Lai, Don-Jean Léandri-Breton, Adrien Lesaffre, Abdi Samune, Jorgelina Marino, Claudio Sillero-ZubiriFirst published: 19 November 2024
Comments