top of page

Olá caros leitores! Nossa primeira postagem de 2018 traz alguns jogos que perfeitamente podem ser utilizados em sala de aula como material de apoio de modo a conferir aos alunos uma melhor imersão a diversos temas seja ambientais, de história, geografia etc.  

O pessoal mais das antigas, que nasceu na década de 1980, com certeza deve ter jogado em sua infância jogos de tabuleiro como o famoso Jogo da Vida, War, Combate, detetive etc... atualmente esses jogos ainda estão "vendo mesa" (termo utilizado para se referir a jogos que são de fato jogados pelos seus donos), no entanto, com o advento e o aperfeiçoamento dos jogos eletrônicos essa frequência caiu drasticamente nas últimas décadas.

Enfim, o que poucos sabem é que o universo dos jogos de tabuleiro (Boardgames) vão muito além desses jogos clássicos citados ainda pouco! Os chamados jogos de tabuleiro modernos incluem milhares de jogos dos mais diversos temas e mecânicas possíveis!!! 
Destaco um jogo em especial que chegará ao Brasil talvez ainda esse ano pela Mandala jogos chamado Photosynthesis de 2 a 4 jogadores a partir de 10 anos onde as mecânicas são de colocação de Peças, controle/influência de Área. 

Caixa e tabuleiro do jogo Photosynthesis

Veja a descrição do jogo: O sol brilha intensamente no dossel da floresta, e as árvores usam esta maravilhosa energia para crescer e desenvolver a sua bela folhagem. Semeie suas culturas com sabedoria e as sombras de suas árvores crescentes podem retardar seus oponentes, mas não se esqueça que o sol gira em torno da floresta. Bem-vindo ao mundo da fotossíntese, o jogo de estratégia verde!

Nele, literalmente o jogador irá plantar sementes que crescem com a luz e que ao crescerem atrapalham o crescimento de outras árvores!!! Perfeito para explicar a importância da luz e a competição pela própria luz em uma floresta!!! Que ideia fantástica da Designer Hjalmar Hach!!! O professor pode ainda atuar e enfatizar a importância das florestas, o quanto uma floresta demora a crescer etc.. Pode também acrescentar regras novas que enfatizam o conceito de alelopatia, praga de insetos e muito mais! 

Outro jogo, que no entanto, possa parecer ter uma temática mais infantil devido às ilustrações da artista Jérémie Fleury, que diga-se de passagem, são belíssimas ilustrações, é o jogo chamado OCEANOS da editora Editora Sherlock S.A. de 2-5 jogadores lançado em Novembro/2017. O jogo possui as mecânicas de colecionar componentes e seleção de Cartas. De uma forma geral, é muito bacana para apresentar espécies marinhas e aproveitar para incorporar conceitos de conservação, importância das espécies etc..

Veja a descrição: Oceanos é um jogo de exploração submarina com um estilo de seleção de cartas original. Cada jogador conduz seu próprio submarino buscando encontrar o maior número de espécies submarinas além da barreira de coral mais longa, enviando mergulhadores atrás de tesouros perdidos, buscando cristais para melhorar o navio e escapar do amedrontador olhar do Kraken…

Jogo Oceanos

Existem muitos outros jogos de temática ambiental que podem fazer sua aula ficar muito mais dinâmica e interessante! Porém, a fim de não me alongar muito neste Post, vou ficando por aqui e em breve trago mais novidades para vocês! Até a próxima! 

Biólogo e Mestre em Ciências Ambientais e Florestais Rafael C. Moura ​

bottom of page