top of page
  • Foto do escritorBioconservation

Por que devemos proteger as serpentes?

Atualizado: 22 de abr.

Infelizmente seja por falta de conhecimento, medo ou simplesmente pelo animal ser o que é, ou seja, uma serpente, esses animais são mortos deliberadamente. no Brasil, apesar de possuirmos pouco mais de 60 espécies de serpentes que podem causar acidentes graves (envenenamento) às pessoas, todas as outras, mais de 400 espécies de serpentes (segundo a lista de répteis da Sociedade de Herpetologia Brasileira mais atualizada - 2018) que não oferecem risco acabam sendo mortos assim que são avistadas.


Afinal por que devemos proteger as serpentes? Qual o papel destes animais na natureza?


Todas as serpentes são carnívoras; a única exceção é uma espécie que ocorre no México

que se alimenta apenas do líquido do abdome de cupins. Desta forma, são animais que controlam o tamanho da população de outros animais (lesmas, ratos, sapos, aves, outras serpentes etc.). Da mesma forma, elas servem de alimento para outros animais como: aves de rapinas, gambás, seriemas, zorrilhos, cachorros do matos etc. Portanto, do ponto de vista biológico, na natureza, as serpentes fazem parte da grande cadeia alimentar natural, tanto como presa como predadores.


Do ponto de vista médico, alguns remédios são produzidos a partir do veneno das serpentes. O Captopril, remédio utilizado para o controle da pressão arterial possui um princípio ativo que foi isolado em 1960 a partir do veneno da jararaca. Da mesma forma, a partir do veneno da cascavel, uma substância denominada ENPAK (endogenous pain killer) foi desenvolvido um analgésico 600 vezes mais potente que a morfina. O ENPAK está sendo estudado para ser uma opção ao uso da morfina no tratamento de dores decorrentes do câncer.


Sendo assim, apresentamos porque as serpentes devem ser conservadas e protegidas, seja do ponto de vista biológico ou médico, e veja bem, apresentamos dois motivos do porque as consideradas popularmente como "perigosas" devem ser protegidas! É claro que conhecer quais são as que podem causar acidentes ou não é fundamental!


Além dos motivos médicos e biológicos as serpentes devem ser protegidas em última instância por motivos éticos. Não podemos e não temos o direito de privar esta e as gerações futuras de conviverem com esses animais.


No dia 07/11/20 termos mais uma edição de nosso curso de Serpentes peçonhentas do Brasil (https://www.bioconservation.eco.br/serpentes-peconhentas-brasil) para adultos.


Aguardamos por vocês!

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page